domingo, 22 de julho de 2018

Lore wow: Rei Rastakhan


O Rei Rastakhan repousa sobre um trono dourado, dominando todos os Zandalari. Fortalecido pelos próprios deuses Zandalari (Loas) para atuar como sua voz, ele governou mais de duzentos anos. O rei Rastakhan é consultado antes de cada batalha ou decisão importante pelo Conselho de Zanchuli, que aconselha o rei e garante que todos os seus mandamentos sejam executados. 

Rastakhan prefere que seus oponentes (alguns dos quais são do Conselho de Zanchuli) não sejam capazes de colocar as mãos em informações destinadas aos seus ouvidos. E enquanto eles o subestimam, sua inteligência resultou na criação de um código especial que somente ele e seus guarda-costas mais próximos, Zolani e seu irmão Habutu, entendem. 

Quarenta e seis tentativas de assassinato foram feitas em sua vida, das quais o último assassino também foi sua esposa.


Quando a palavra de Hakkar, a presença do Soulflayer em Zul'Gurub atingiu a tribo Zandalar nos Mares do Sul, o Rei Rastakhan enviou emissários para a Ilha Yojamba. Lá os trolls recrutaram campeões de muitas raças de Azeroth para derrotar Hakkar. 

Para saber mais sobre o Império Zandalari, confira a história que trouxe aqui para vocês sobre o império dos trolls.


PARTICIPAÇÃO DE RASTAKHAN EM CATACLISMO

Anos atrás, Zul avisou ao rei Rastakhan sobre um cataclismo terrível. Pois Zul tinha visto a visão de um grande dragão armado apertando o mundo em suas ferozes mandíbulas. Meses depois, Zul retornou, trazendo mais notícias sombrias de suas visões. Ainda assim, o rei Rastakhan não fez nada. Finalmente, meros meses antes do Cataclismo, Zul retornou. Ele descreveu a capital de ouro de Zandalar afundando lentamente sob as ondas no rescaldo do Cataclismo, o seu outrora grande povo se afogando enquanto suas poderosas obras escorregavam para sempre sob o mar. [Zul aconselhou o conselho e o rei Rastakhan a se unirem com as outras tribos de trolls e a abandonarem sua pátria condenada. Apesar da infâmia de Zul, o conselho se recusou a acreditar no escopo do desastre que estava por vir. Muitos achavam que Zul estava orgulhoso de aumentar seu próprio status e poder. O rei Rastakhan ficou cansado de Zul e seus pesadelos perturbadores. Para se livrar do profeta, ele concedeu a Zul o uso de seus maiores navios, para que ele e seus seguidores pudessem buscar uma nova terra se suas visões se concretizassem. Eles zombaram quando ele e seus seguidores começaram a montar uma frota de guerra e a alcançar as raças de trolls menores. 

Mas a visão de Zul era visões da verdade. O Cataclismo de Deathwing balançou Zandalar à sua fundação. A espinha da terra partiu-se em dois e logo a cidade e todas as suas riquezas começaram a deslizar para o mar faminto. O povo zandalari pediu ajuda ao rei, mas havia apenas um zandalari preparado para ajudá-los: o profeta Zul. Mesmo agora, o poderoso e enigmático império troll desliza para o mar, e os camponeses e guerreiros Zandalari dirigem-se a Zul em busca de orientação sobre o que fazer em seguida. Liderados por Zul, os Zandalari fizeram um apelo às populações de trolls de Azeroth: unir-se a um único poderoso império e salvar sua raça da extinção. Enquanto isso, Rastakhan ainda está sentado em seu trono em Zandalar enquanto a ilha se afunda ao seu redor.

O império de Rastakhan estava afundando no mar, e Zul tinha uma saída - Rastakhan apoiou os esforços do Zandalari para fazer um novo império dos trolls. Vol'jin disse que era o plano de Rastakhan de unir as tribos de trolls. No entanto, ele foi contra o plano de ressuscitar Lei Shen.


RASTAKHAN EM BATTLE FOR AZEROTH

Buscando a lendária marinha do Zandalari, a Horda chegou em Zandalar com Zul e Talanji, que por sua vez buscaram a Horda em segredo para ajudá-los contra ameaças aos trolls. Enquanto o general Jakra'zet, do Conselho de Zanchuli, estava enojado com a presença da Horda em Zandalar, Rastakhan permitiu que ficassem porque salvaram Talanji das Estacas de Ventobravo. Ele nomeia um aventureiro da Horda, o Orador da Horda, e assegura a eles que, embora Talanji diga que está ignorando as ameaças ao seu reino, ele não é tão cego quanto ela pensa. 

Vendo Rastakhan como um rei fraco e o loa como deuses fracos, Zul tentou derrubar Rastakhan e criar um novo império de troll com G'huun como seu deus. Ele também planejou reviver o primeiro rei, Dazar, para governar no lugar de Rastakhan. Zul atacou Rastakhan e quase o matou, mas Rastakhan foi salvo por Pa'ku que o trouxe para Zeb'ahari. Com Rastakhan inconsciente, Bwonsamdi, o loa da morte, reivindicou sua alma. Os Zandalari contataram Rezan, loa de reis, que forçou Bwonsamdi a desistir da alma do rei, mas Bwonsamdi prometeu que estaria vendo Rastakhan novamente em breve. No templo de Rezan, os seguidores de Zul procuraram drenar Rezan de seu poder da mesma maneira que os Drakkari fizeram uma vez a seu loa. Rastakhan e um aventureiro mataram Vilnak'dor, o troll realizando o ritual, e assim que ele foi libertado, Rezan soltou sua fúria sobre Atal'zul e seus aliados Kao-Tien. Depois disso, Rezan convenceu Rastakhan a perceber que ele tinha ficado macio e Rastakhan jurou tomar a cabeça de Zul. 


Quando chegou a hora de caçar Zul, Rastakhan reuniu o loa de Zuldazar e liderou a carga em Atal'Dazar, no alto do monte Mugamba. No entanto, durante o confronto com Zul, Rezan foi morto. Sem seu poder mantendo Bwonsamdi à distância, Rastakhan começou a envelhecer rápido. Depois de um ataque de trolls sanguinários em Zuldazar, Rastakhan fez um acordo com Bwonsamdi: Se Bwonsamdi lhe desse o poder de tomar de volta seu império, então Rastakhan elevaria Bwonsamdi acima de todos os outros loa no panteão de Zandalari. Bwonsamdi aceitou o acordo com uma condição: que a linhagem do rei fosse dedicada a Bwonsamdi, para servi-lo na vida e na morte. Mais tarde, quando Dazar'alor foi atacado por Zul e Mythrax, Bwonsamdi autorizou Rastakhan a matar Zul. Ele felicitou alegremente Rastakhan por ter retomado seu império. 

Texto retirado de:
World of Warcraft: Crônicas Volume I. São Pulo: Editora Leya, 2016.
https://wow.gamepedia.com/Wowpedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário