quarta-feira, 4 de julho de 2018

Lore wow: Deuses Antigos/Old Gods


OS TITÃS E A DESCOBERTA DOS OLD GODS

Após a ordenação de Azeroth os titãs deixaram o planeta (imagina-se que para sempre), mas não sem deixar algumas… lembrancinhas nele. Para garantir que tudo fosse ficar bem com o planeta recém-arrumado, foram deixadas em Azeroth inúmeras estruturas titãnicas, alguns guardiões e vários construtos desenvolvidos para proteger essas estruturas. 

Os principais inimigos da Ordem são os demônios da Espiral Etérea, que tem por objetivo apenas levar o caos a todo e qualquer lugar. Então, os titãs ordenam os mundos, e os demônios levam o caos – e eles tem especial atração pelos mundos já ordenados. Sargeras era o titã responsável pela perseguição aos demônios, os caçando e banindo para um planeta chamado Mardum. Depois de eras Sargeras começou a questionar se a motivação dos titãs era válida, se o correto era mesmo manter a ordem e não o caos. Daí eles discutiram, e essa discussão terminou com Sargeras abandonando o panteão dos titãs e se tornando o líder da Legião Ardente, um exército de demônios – liberados justamente de Mardum, onde ele os mantinha presos antes de enlouquecer – que tem por objetivo destruir toda a ordem criada pelos titãs.

Sem saber da nova missão de Sargeras para desfazer seus incontáveis trabalhos, os Titãs continuaram a viajar de mundo em mundo, moldando-os e ordenando-os como melhor entendessem. Ao longo de sua jornada, eles se depararam com um mundo pequeno, que seus futuros habitantes viriam a nomear Azeroth. Enquanto os Titãs percorriam a paisagem original, eles encontraram um número de seres elementais hostis. Esses elementais, que adoravam uma raça de seres malignos insondavelmente conhecidos apenas como os Deuses Antigos, juraram expulsar os Titãs e manter seu mundo inviolado pelo toque metálico dos invasores.

Quando os Titans chegaram os Old Gods já estavam em Azeroth. O nascimento do planeta em si se deu pela explosão da criação cósmica, logo após a fusão da Luz com o Vácuo na Espiral Éterea, lançando diversos planetas nos mundos. (pelo menos, essa é a teoria corrente dominante).


COLOCANDO ORDEM NO MUNDO.

O fato é que o Panteão veio em seguida, como "criadores" moldando planetas já existentes com seu toque metálico. Mas antes deles chegarem, como eu já disse, em Azeroth, os Old Gods já estavam aqui.

E não só eles estavam aqui. Os Generais Elementais também, os mesmos servindo aos Old Gods. Azeroth não tinha condições de abrigar vida justamente porque tais forças estavam em constante conflito. Os elementos, enlouquecidos pelos desejos dos Deuses Antigos, digladiavam-se em uma luta eterna...

Dos Old Gods sobre vida antes do Titãs (importante lembrar que nesse caso, os Elementais não são considerados "seres vivos"), esses seres seriam os justamente as raças insectóides (Qiraji e Mantídeos) que afirmam veemente que suas espécies já existiam antes da chegada dos "usurpadores" (titãs). Se isso é verdade, não temos como saber com certeza, mas se for, é possivel que os Old Gods tenham sido de fato, os criadores originais do planeta e da vida no mesmo, já que os Qiraji e os Mantídeos sem dúvida são seres vivos.

Todos os seres moldados pelos titãs foram criados originalmente como seres metálicos. Foi a maldição da carne dos Old Gods que tornou as raças originais azerothianas nos seres que vemos hoje. Ou seja, a carne / o orgânico, tem origem nos sonhos desvariados e no toque louco dos Old Gods.


O Panteão, perturbado pela tendência malígna dos Deuses antigos, travaram uma guerra contra os elementais e seus mestres sombrios. Os exércitos dos Deuses Antigos foram conduzidos por Lordes Elementais: 

Ragnaros, o Senhor do Fogo [the Firelord]; Therazane, a Petramáter [The Stonemother]; Al’Akir, o Senhor dos Ventos [the Windlord]; e Neptulon, o Caçador das Marés [the Tidehunter]. Suas forças caóticas assolavam toda a face do mundo e entraram em choque com os Titãs. Embora os elementais fossem poderosos além da compreensão mortal, suas forças combinadas não conseguiam parar os poderosos Titãs. Um a um, os senhores elementais caíram, e suas forças dispersaram.

O Panteão despedaçou as fortalezas dos Deuses Antigos e acorrentou os quatro deuses do mal nas profundezas do mundo. Sem o poder dos Deuses Antigos para manter seus espíritos furiosos ligados ao mundo físico, os elementais foram banidos para um plano abissal, onde eles iriam enfrentar um ao outro por toda a eternidade. Com a partida dos elementais, a natureza se acalmou, e o mundo se estabeleceu em uma harmonia pacífica. Os Titãs, vendo que a ameaça havia sido contida, começaram a trabalhar.

Os Titãs deram poder à uma série de raças para ajudá-los a moldar o novo mundo. Para ajudá-los a esculpir as cavernas insondáveis ​​debaixo da terra, os Titãs criaram o Earthen – ancentrais dos anões de hoje, de pedra mágica viva. Para ajudá-los a escavar os mares e levantar a terras submarinas à superfície, os Titãs criaram os enormes, porém gentis, gigantes do mar. Por muitas eras, os Titãs moveram e moldaram o mundo, até que finalmente permanecera um continente único e perfeito. Ao seu centro, os Titãs criaram um lago de energias cintilantes. Este lago, batizado de Nascente da Eternidade [Well of Eternity], era para ser a fonte da vida para o mundo. Suas energias potentes iriam nutrir os ossos do mundo e fortalecer a vida para que se criasse raízes no solo fértil desta terra. Ao longo do tempo, plantas, árvores, monstros e criaturas de todos os tipos começaram a prosperar no continente. Como crepúsculo caiu no dia final de seus trabalhos, os Titãs chamaram o continente de Kalimdor: “Terra da luz eterna das estrelas”.


QUEM SÃO OS DEUSES ANTIGOS? 

“Em um tempo antes do tempo, quando o mundo ainda era criança, a batalha entre um Titã e um ser de maldade e poder inimagináveis se alastrou sobre esta mesma terra. A profecia não é clara se o Titã foi ou não exterminado… mas ilustra que um Titã caiu. ” – Geologista Larksbane

Tudo o que se sabe dos Old Gods de Azeroth é, na verdade muito pouco. Da mesma forma que é incerta a origem dos Titãs, a origem (e toda a história, diga-se de passagem) dos Deuses Antigos também é uma incógnita. Grande parte do que se lê por aí é especulação. Vamos ver o que temos de palpável sobre os Deuses Antigos:

O que se sabe é que antes dos Titãs pisarem no solo do mundo que viria a ser Azeroth, estes Deuses de caráter maligno reinavam em um caos que nem os senhores da Legião Ardente seriam capazes de conceber. Segundo Nozdormu, se não fosse a intervenção dos Titãs, talvez não existisse mais Azeroth.

O número de Deuses Antigos em Azeroth é incerto… Segundo textos de Lore ingame, existem 4 Old Gods em Azeroth, porém o Manual de Warcraft III diz que existem 5. Apesar de você enfrentá-los no jogo, os Deuses Antigos ainda são um mistério e pouco conhecemos inclusive dos Deuses que conhecemos:

C’Thun: que entrou em conflito direto com um Titã em Silithus e fora o primeiro dos Deuses Antigos a receber um nome, dado por suas criações, uma raça chamada Qiraji. Tendo sido derrotado na região de Silithus e acreditado completamente morto, C’thun permaneceu preso nas ruínas dos templos. C’Thun exerceu grande influência sobre a sociedade Qiraji e com o passar dos anos pode voltar a superfície. C’thun pode ser enfrentado em Templo de Ahn’Qiraj.

Yogg-Saron: com seus milhares de infinitos servos sem face foi o segundo Deus Antigo a vir ao plano físico. Yogg-Saron se auto-intitula “o sonho lúcido”, “o deus da morte” ou “a verdadeira face da morte”. Sua prisão é praticamente todo o centro-leste do continente de Nortúndria, tendo influência direta em Grizzly Hills, Dragonblight e Storm Peaks. Aprisionado em Ulduar, Yogg-Saron consegue corromper o deus Loki e tem uma estranha conexão com o Flagelo dos Mortos-Vivos. Yogg-Saron secreta uma substância chamada Saronite, um minério que conduz um indivíduo à insanidade se exposto diretamente à ele. E o Flagelo o minerava em quantidades industriais. Yogg-Saron pode ser enfrentado em Ulduar, como o último boss.

N’Zoth: que lutava eternamente contra as forças de outro deus, C’thun. É uma das vozes que influenciou a Rainha Azshara. N’zoth é o deus mais recente a receber um nome. Foi confirmado que ele era a fonte do Pesadelo Esmeralda, que afetou grandes segmentos do Sonho Esmeralda. Ele é uma figura a se fazer notada na expansão Cataclysm, de World of Warcraft. Há especulação de que, por aparecer em diversas missões no continente aquático de Vashj’ir, ele esteja por trás das Nagas também. Outra especulação é que ele tenha sido a entidade principal a agir sobre Neltharion, o aspecto da Terra que se tornaria Asa da Morte [Deathwing]. Chris Metzen menciona na Blizzcon 2010 que N’zoth é um problema de verdade.

Os Deuses Antigos estavam tão conectados à Azeroth que os Titãs não conseguiram destruí-los, banindo-os para os confins da Terra. Sem a força dos Deuses, os elementais foram banidos para um plano abissal.


Texto retirado de:
World of Warcraft: Crônicas Volume I. São Pulo: Editora Leya, 2016.
https://wow.gamepedia.com/Titan
http://www.novaerarpg.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário